Jornal para analfabetos

            Como estamos em um país em que o maior veículo informativo é a TV, não há muito o que se esperar, não é mesmo? Àqueles dementes que não se contentam com as péssimas colagens jornalísticas de conteúdo surreal como a descoberta da linguagem dos golfinhos e a família que é quadrúpede e mesmo assim venceu na vida, só resta o jornal impresso – os periódicos semanais (revistas) são sofríveis por definição, já que são o resumo – o que se restringe à Folha de S. Paulo e ao Estado de S. Paulo (dizem Estadão pra ficar popular, mano!).

            Há  muito tempo – dizem os antigos –  esses diários eram dignos de comparação com o El Pais, o Le Monde e mesmo com o The Times, cheguei até ler belíssimos suplementos do Caderno Mais dos idos de 1997, em que Marilena Chauí, Renato Janine Ribeiro, Antonio Cândido e Alfredo Bosi eram figuras sempre presentes; mas faz tempo, talvez  eles não sejam mais interessantes aos modernos leitores, ou talvez porque já partiram desta pra melhor, ao menos intelectualmente, vai saber… A questão é que ultimamente essas mídias vêm passando por muitas reformas gráficas que de tantas plásticas, criaram um Frankenstein, O Estadão, por exemplo, alterou suas fontes sisudas, todas quadradas por outras mais claras e leves, ganhou cores e muitas fotos coloridas, ficou bonito até, estava agora com a cara da Folha, que era “descolada” faz tempo, mas, talvez por essa semelhança, a Folha resolve entrar na faca de novo, um puxa ali, estica aqui.

            Fosse só isso estaria bom, mas era preciso ser moderno, afinal eles acham que disputam com as páginas eletrônicas, daí o novo conceito:  versatilidade, um texto que pode ser lido em 5 ou em 50 minutos. Culpa dos leitores modernos que não podem perder muito tempo com essas coisas; resultado: além de a capa ser uma palheta de cores, agora há fotos gigantescas, panorâmicas até, uma beleza. Texto, para quê?

            Aí, me lembro de um episódio que ocorreu comigo em terras teutônicas. Como sempre fui leitor apaixonado por jornais, sempre que vou a outras terras tenho que comprar vários deles para me situar, foi aí que me deparei com o Frankfurter Allgemeine, um diário muito lido na Alemanha e que não trazia uma foto sequer em sua capa. Como bom brasileiro, acostumado com o primor dos produtos nacionais, perguntei ao meu amigo Matthias Que estranho, um jornal sem fotos, como pode? E eis que ele me responde Mas pra que foto? Neste momento meu amigo me chamava de analfabeto.

            Para que ler se pode ver? Chega! Viva a Copa do mundo! Viva a seleção! Viva!

4 Responses to Jornal para analfabetos

  1. angelica says:

    Infelizmente tenho que concordar que os jornais de hoje estão digamos…, uma porcaria, mas Ronaldo se você ler o jornal de Cosmópolis, nooooooossa, você entra em crise e sai batendo a cabeça nos muros, paredes, mas afinal, que cidade é essa? hauheuahuae.

    Ronaldo você foi para a ALEMANHA, como é que não fico sabendo disso? Meu Deus você tem que me contar muita coisas sobre esse país ma-ra-vi-lho-so, o país dos meus sonhos.

    tchau e até as proximas reflexões.

  2. bia says:

    Esse espisódio que aconteceu com você sobre o jornal alemão me fez refletir!
    Nem imagino SUA reação ou resposta ao amigo que lhe “respondeu peguntando” o motivo de não ter foto no jornal! Aliás, eu até imagino… a resposta da sua pergunta foi a sua própria reflexão, que confuso!

    Adorei o post!
    Estamos com saudades, vê se aparece.
    Seu aniversário tá chegando né? Hoje começa o signo de câncer e amanhã é meu aniversário, eu adoro ser canceriana, e sempre que falo sobre isso lembro de vc! hahaha

    Beijo!

  3. gabee says:

    olá,
    vi a angélica falar algo sobre o jornal de cosmópolis. Será que alguém pode me dizer qual é o nome do jornal de caosmópolis? Ou me passar o link desse jornal?
    Obrigada
    gabeeviolet@yahoo.fr

  4. marcos says:

    nao sei mas eu acho que devo revelar que fui a causa da separacao do reginaldo farias com sua exposarose ventura apos tanta difamacao no tenho nada esconder

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: