Pobre velho mundo

            Como humanista e crente na evolução comportamental da espécie, é de se questionar como países ditos tão “educados” conseguem ser tão retrógrados quando está em questão a defesa de sua gente. Parece que estudar o outro, por meio de livros, os faz grandes antropólogos, sociólogos e filósofos, mas a distância dele preserva sua couraça de nobre intelectualidade.             

            A Europa mostra que não é a educação que fará um indivíduo virtuoso, mas a forma de sua realização que levará a compreensão de que só existe o EU e o Mesmo, a idéia do Outro como o diferente, como meu inimigo é a mácula histórica que o velho mundo vergonhosamente está deixando de apagar.

            Assim é que no último domingo, 21/10/07, as eleições suíças revelaram a intolerância e o preconceito de parcela de sua população com a conquista de quase 30% das cadeiras do congresso pelo SVP (Schweizerische Volkspartei – Union Démocratique du Centre), isso graças a uma propaganda xenófoba.

Propaganda su�ça

conquistar a segurança – slogan do cartaz

            A história não para por aí, o NDP da Alemanha (sigla que esconde ideólogos neonazistas), plagiou a propaganda suíça para sua disputa eleitoral no estado de Hessen. Daí me ocorre outro questionamento, se a democracia é o governo do livre pensamento, da pluralidade ideológica, ela pode permitir inclusive um partido de cunho nazista com o respaldo legal? Tudo é possível, inclusive um partido que não respeita o princípio democrático? Difícil decisão.

propaganda alemã

o social só para nacional! – slogan do cartaz

4 Responses to Pobre velho mundo

  1. Júlio Cuginotti says:

    Professor
    realmente, é complicado um partido como o NPD da Alemanha concorrer em uma eleição, mas a própria democracia concede ao partido esse direito, afinal, o que o difere dos outros partidos é a sua ideologia. Por mais que ele não respeite o princípio democrático, ele está jogando “de acordo com as regras”.
    Mas o problema, além do fato do partido concorrer, é o fato do povo votar num partido com essa ideologia.

  2. Fernando says:

    Essa onda neonazista já se iniciou nos anos 90 na Áustria com a eleição do primeiro ministro Raider.
    Resultado: muita conversa, pouca realização. o Raider (perdoe-me o trocadilho) levou uma chinelada na primeira moção de desconfiança. Saiu do Gabinete e hoje é uma piada em seu país.

    É ver pra crer (porém sem repetir o erro de muitos no seculo XX que não levaram a sério o adolf hitler)

    Grande abraço

  3. At this time it appears like Movable Type is the best blogging platformnavailable right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog? Click http://link.mx/hool08200

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: